Limpeza de caixa de gordura: dicas valiosas para manter limpa sem cometer erros

0

A limpeza de caixa de gordura é importantíssima de ser feita para evitar entupimentos e obstruções no encanamento e sistema de esgoto, mau odores e para manter a higiene e cumprir com as leis locais de meio ambiente.

Por isso, hoje, o News Cotidiano reuniu as melhores dicas para que você evite dor de cabeça e comece a limpar regularmente a sua caixa sem erros e sem muito perrengue!

Olha só!

Por que a caixa de gordura precisa ser limpa?

Em primeiro lugar, a limpeza da caixa de gordura é essencial para a manutenção da higiene e cumprimento de normas ambientes.

Ou seja, uma caixa que não é limpa atrai pragas e impacta negativamente o meio ambiente.

Em segundo lugar, com o passar do tempo, a caixa cheia pode entupir encanamentos e provocar prejuízos tanto para a residência quanto para o sistema de esgoto, além dos maus odores que podem tomar conta do lugar.

Limpeza de caixa de gordura: de quanto em quanto tempo precisa ser limpa?

A frequência da limpeza vai depender das práticas usadas na manutenção, da quantidade de uso e da regulamentação local.

Isto é, uma residência com uma cozinha e uma caixa de gordura simples de até 60 litros pode manter uma manutenção semestral ou anual.

Porém, para estabelecimentos comerciais, como restaurantes por exemplo, a limpeza deve ser regular, mensalmente ou ainda mais frequente.

O que fazer quando a caixa de gordura transborda?

O que acontece quando não há uma limpeza adequada e frequente em caixas de gordura é que elas podem transbordar.

Geralmente, esse entupimento indica excesso de resíduos, assim como pode indicar que a gordura não está sendo drenada adequadamente.

Assim, o passo a passo abaixo deve ser seguido imediatamente:

  1. Suspenda o uso da pia ou ralo que está entupido e ligado à caixa de gordura afetada;
  2. Isole a área para evitar contaminação;
  3. Se sua caixa de gordura tiver um sistema de desligamento, desligue-o para interromper completamente o fluxo de resíduos.

Então, você pode acionar um profissional, ou, se sua caixa for residencial de menor volume, pode tentar fazer a manutenção por conta própria.

Contudo, lembre-se, é fundamental o uso de luvas, máscaras e proteção da roupa, para evitar riscos à saúde. E dependendo do nível do entupimento, o ideal é recorrer a profissionais.

Qual o melhor produto para desentupir caixa de gordura?

Existem alguns produtos químicos que podem auxiliar com a limpeza da caixa de gordura e até com entupimentos.

Em linhas gerais, eles quebram quimicamente resíduos orgânicos e a gordura, dissolvendo as obstruções.

A seguir, veja algumas marcas com boas avaliações para sempre ter em casa:

  1. Diabo Verde: esse famoso produto é à base de soda cáustica, podendo prevenir entupimentos em ralos e pias. Pode, também, ajudar a desentupir.
  2. Fossa Trat: limpador biológico que age desobstruindo tubulações e combatendo microrganismos patogênicos, além de evitar entupimentos e reduzir o passivo ambiental;
  3. EnzMax: biodegragador natural, evita maus odores e previne entupimentos, dissolvendo a matéria orgânica acumulada em caixas e fossas;
  4. Enzilimp: age como a EnzMax, degradando a gordura acumulada e outros tipos de matéria orgânica;
  5.  DesentopeTudo: solvente alcalino com enzimas surfactantes que deve ser misturado com água fervente. Previne entupimentos e dissolve a sujeira, podendo auxiliar com obstruções.

Para todos os produtos, sejam os químicos ou biológicos, use equipamentos de proteção como luvas e máscaras antes de manusear.

Além disso, dependendo do entupimento, somente ajuda profissional vai resolver o problema.

Existe produto caseiro para desentupir caixa de gordura?

Há algumas opções de receitas caseiras para desentupir caixas de gordura. Entretanto, vale reforçar que, dependendo do nível do entupimento, somente um profissional vai conseguir fazer a desobstrução e a limpeza adequada.

Bicarbonato de sódio, vinagre e água fervente

Despeje o bicarbonato de sódio em igual quantidade de vinagre na abertura da caixa de gordura e aguarde meia hora. Após, jogue a água fervente lentamente para finalizar a desobstrução.

Soda cáustica

Para sujeira mais seca e resistente, pode trocar a receita de bicarbonato por soda cáustica dissolvida no dobro de quantidade de água.

Detergente e água fervente

Despeje o detergente no ralo ou pia e deixe agir por meia hora. Após, jogue a água fervente. Isso vai dissolver a gordura acumulada no encanamento.

Lembre-se de usar proteção ao mexer com soda cáustica.

Além do mais, é muito importante saber que essas receitas não desentopem obstruções maiores. Normalmente, receitas caseiras ajudam a prevenir.

E no caso de prevenção, tente evitar o uso de soda cáustica, como veremos logo a seguir.

Como desentupir caixa de gordura com sal?

Apesar de não funcionar em entupimentos mais resistentes e antigos, o sal pode ser utilizado para manutenções pontuais de limpeza.

Então, siga o passo a passo:

  • Despeje uma xícara de sal na abertura da caixa de gordura;
  • Após, despeje água fervente;
  • Aguarde agir por até 12 horas;
  • Finalize despejando mais água fervente e perceba se a água fluirá mais livremente após o procedimento, indicando que a caixa de gordura foi desentupida.

Ainda que o sal seja o menos eficaz, para residências com caixas de pouco volume e menor uso, pode ser uma solução simples e rápida de prevenção de maiores problemas.

Soda cáustica para desentupir caixa de gordura é uma boa ideia?

Embora seja uma solução muito popular, a soda cáustica deve ser usada e manuseada com muita cautela, pois é um produto químico altamente corrosivo que pode não somente prejudicar encanamentos como, também, fazer mal para o meio ambiente.

Assim, para prevenção e entupimentos leves, prefira soluções biodegradáveis e produtos naturais.

Já para entupimentos mais problemáticos, procure auxílio profissional.

Como desentupir caixa de gordura com mangueira?

Por fim, outro meio mais mecânico e simples de desentupir uma caixa de gordura é com a ajuda de uma mangueira.

Tudo que você precisa fazer é conectar a mangueira no encanamento entupido e, com os movimentos de vai e vem, a água irá pressionar o que está obstruindo o cano.

Todavia, todas essas dicas só vão funcionar em casos de entupimentos leves, e para situações em que a caixa de gordura ainda não transbordou. Para problemas sérios, acione profissionais de limpeza de caixa de gordura.

Leia também: