O que é Colorimetria? Saiba como funciona e como aplicar no dia a dia
Você já ouviu falar em colorimetria? Aprenda tudo aqui no News Cotidiano. Esse é um assunto muito vasto, pois ele abrange praticamente tudo: a arte, o paisagismo, a fotografia, a construção civil, a moda, as áreas da beleza, estética entre outros.
No entanto, vamos nos concentrar na colorimetria pessoal, que envolve tudo o que se refere ao nosso visual e à forma como queremos ser vistos.
Desse modo, a colorimetria pessoal consiste em analisar as cores, por meio de comparações técnicas e padronizadas para identificar quais delas ficam melhor em nós e, também, quais cores nos fazem parecer mais jovens, bonitos e saudáveis.
Em contrapartida, a colorimetria também nos permite conhecer quais as cores que têm o efeito contrário, e nos deixam com aparência mais velha, cansada e desgastada. Assim, podemos evitar essas colorações e permanecer com um aspecto positivo o tempo todo.
Colorimetria pessoal
Como vimos, a colorimetria pode ajudar muito a identificar as cores que nos favorecem, que são chamadas cores “amigáveis”, e as que nos desfavorecem, as “inimigas”. Assim, usando as cores amigáveis, podemos destacar a cor dos cabelos, pele e olhos, e evitando as inimigas, é possível disfarçar melasmas, espinhas, olheiras, etc.
E o contrário também vale, pois se usarmos nossa paleta de cores inimigas, tudo o que queremos disfarçar, ficará em evidência.
Para saber como combinar as cores com nossos tons de pele, cabelos e olhos, existe uma técnica que classifica esses tons em quentes, frios e neutros. Já as paletas de cores são classificadas em primavera, verão, outono e inverno. E essas categorias são subdivididas em intensas, puras e profundas.
Para saber exatamente qual é a nossa categoria e a paleta de cores ideal, é necessário que um profissional faça esse teste. Aliás, todas as famosas tem o seu consultor de colorimetria. Entretanto, como não temos esse privilégio, podemos usar algumas técnicas mais simples para identificar o nosso tom:
- Observe as veias no seu antebraço: as mais esverdeadas correspondem aos tons quentes, enquanto as azuladas pertencem às pessoas de tom frio;
- Os lábios e orelhas também servem de marcador: os de tons rosado ou roxos são de pele fria; já os amarelados ou pêssego são de tom quente.
É importante que não confundamos tons quentes e frios com escuros e claros. Afinal, existem pessoas loiras de tom quente e morenas de tom frio.
Colorimetria de pele
Já vimos como a colorimetria é usada para determinar o tom da nossa pele e, com isso, poder identificar quais as paletas de cores ficam melhor em conjunto com esse tom. Desse modo, podemos disfarçar as imperfeições do rosto por meio das cores que usamos.
E não é só com as cores da maquiagem, mas também das roupas, acessórios e do cabelo. Então, para saber se sua pele fica melhor com tons mais quentes ou frios, você pode fazer o seguinte:
- Fique em frente ao espelho em um local bem iluminado, prenda o cabelo e retire a maquiagem;
- Segure sob o rosto um pedaço de tecido dourado e depois um prata;
- Observe qual dessas cores metálicas realça a beleza natural da sua pele: se for a dourada, você tem a temperatura de pele quente; se for a prata, a temperatura da sua pele é fria.
Colorimetria de cabelo
As cores de tinta de cabelo, utilizam a colorimetria para chegar às colorações ideais. Você certamente já deve ter reparado que, além de conter o nome da cor na embalagem, como “preto”, por exemplo, há também uma numeração.
Nessa numeração, sempre tem um número, um ponto e outro número. Dessa forma, o número que precede o ponto é a cor natural predominante na tinta. Já o número depois do ponto, corresponde às nuances, aos reflexos e tons adicionais, que geralmente são mais artificiais.
Assim, o preto, por exemplo, tem o número 2.0, que significa que é uma cor uniforme. Mas se houver um número após o ponto, quer dizer que, junto com o preto, existe alguma nuance fantasia, como 2.4, que tem um reflexo acobreado, por exemplo.
Colorimetria na maquiagem
A maquiagem é outra área da beleza onde a colorimetria é fundamental, pois ela lida diretamente com as cores e o contraste delas com a nossa pele. E usando as cores naturais da nossa pele como base, podemos saber quais colorações podem evidenciar o que queremos e esconder o que precisamos. Por exemplo:
- Para esconder imperfeições de coloração vermelha, podemos utilizar corretivo de cor verde; já para as de cores roxas, como olheiras, o ideal é usar corretivo amarelo;
- Para combinar batom e sombra, usando a colorimetria, dá para usar cores tom sobre tom, ou usar contrastes em cores complementares;
- Quem tem olhos castanhos, a cor complementar a ser usada para realçá-los é o verde, segundo a colorimetria;
- Já quem tem olhos azuis, sua cor complementar é o laranja;
- Olhos verdes, segundo a tabela de colorimetria, tem como cores amigáveis os tons terrosos.
Colorimetria nas roupas
Para usar a colorimetria e saber quais as cores de roupas harmonizam melhor com a temperatura e o tom da sua pele e cabelos, você pode realizar o seguinte teste caseiro:
- Coloque o cabelo para trás e retire toda a maquiagem;
- Fique em um local bem iluminado e em frente ao espelho;
- Vá pegando as suas roupas e colocando-as logo abaixo do rosto e se observando no espelho;
- Assim, é possível identificar instantaneamente quais as que evidenciam manchas, espinhas, olheiras e outras imperfeições e quais as que enaltecem a sua beleza natural.
Esse teste de colorimetria, quando feito por profissionais, é feito com papéis coloridos, mas dá para ser feito de maneira satisfatória em casa, usando essa técnica.
Tabela de Colorimetria
Na tabela de colorimetria, os tons considerados quentes, ficam entre o amarelo, laranja e vermelho, enquanto os tons frios são azuis, roxos e verdes. Essas cores são dispostas em um círculo cromático, que vão de um tom a outro, passando por todas as nuances.
Dessa forma, você pode combinar entre cores “análogas”, que são cores da mesma família e que estão próximas umas das outras, ou entre cores opostas, que combinam entre si, mas que estão em extremidades diferentes no círculo. Aliás, dá para combinar entre 3 cores, a chamada “tríade”, dentre outras formas.
Existem ferramentas digitais gratuitas que permitem que você utilize a tabela de colorimetria e monte suas paletas de cores a partir dela.
Agora que você já sabe o que é colorimetria e como aplicá-la, pode usar as cores a seu favor!