Óleo de peroba na limpeza: 15 formas incríveis de uso que você nem imaginava
Utilizar óleo de peroba na limpeza é uma coisa recorrente na vida dos brasileiros. Esse produto tornou-se tão popular que é associado à gíria “cara de pau” como uma forma de “cura”. Chegou a ser citado nos livros brasileiros e se tornou símbolo de propaganda política. Um produto com uma história tão longa não pode ter apenas um objetivo, então conheça outros usos do óleo de Peroba que o News Cotidiano preparou.
Como usar óleo de peroba na limpeza
Este produto de limpeza exclusivamente brasileiro feito a partir de óleos vegetais, óleos minerais e solventes. Quando aplicado em superfícies de madeira, tem efeito hidratante e não pode ser aplicado direto na pele.
Este líquido que está presente nos mercados brasileiros há oitenta anos e conquistou diversos brasileiros possui muitos usos.
Antes de usar o óleo de peroba, não se esqueça de passá-lo usando um pano macio e nunca em superfícies que entram em contato direto com alimentos, como tigelas, pois é levemente tóxico.
1 – Polimento de móveis
Esse é um dos usos de óleo de peroba na limpeza mais comuns em solo brasileiro. Você sabe quando seus móveis ficam sujos, manchados e apagados? Passe esse óleo neles!
Dessa forma, este produto irá limpar e refrescar os seus móveis, pois possui um efeito hidratante na madeira que realça a sua textura natural.
É importante recordar que a madeira é um produto orgânico que absorve muita água como uma árvore, então quando você a retira do seu ambiente natural, ela tende a ficar sem vida e opaca.
Dessa forma, é fundamental umedecê-lo de vez em quando, o que além de deixá-lo mais bonito, aumenta a vida útil do móvel. A impermeabilização da madeira também é eficaz para prolongar sua durabilidade.
2 – Para finalização
Este produto é um dos meios mais populares e tradicionais de acabamento de madeira. Isso porque não é caro e não é difícil de achar. Usar o óleo de peroba na limpeza deste modo é bem fácil: primeiro aplique uma boa camada no móvel e deixe absorver completamente, isso pode levar horas ou dias. Depois de seco, basta aplicar outra camada de óleo e limpar o excesso de óleo com um pano limpo e seco.
3 – Faça o fogão brilhar
É possível que soe estranho, mas um dos usos mais inusitados de óleo de peroba na limpeza é fazer com que os fogões de inox brilhem. Esses eletrodomésticos são um pouco chatos porque sempre ficam opacos e mancham com facilidade.
Para manter seu fogão brilhante, basta lavar com detergente neutro, usar a parte macia da esponja para evitar arranhões e secá-lo. Quando terminar, espalhe um pouco de óleo em um pano macio e passe sobre o fogão.
Prepare-se e seu fogão parecerá um espelho. Outro benefício é que o produto forma uma película protetora que auxilia na limpeza futura e evita manchas de alimentos.
4 – Chão limpo
Se seus pisos são de madeira, usar óleo de peroba na limpeza é muito divertido. No entanto, se for cerâmica ou porcelana, ele também é indicado para esta finalidade.
Portanto, em ambos os casos, você deve misturar uma pequena quantidade de água, detergente e desinfetante para limpar a casa. Não use muito produto, pois demora mais para secar e pode deixar o piso pegajoso e liso.
5 – Desparasitação
Outra dica de como utilizar o óleo de peroba na limpeza é como repelente natural para manter os insetos fora de sua casa. Para isso, combine sal grosso, álcool 70 e óleo em um copo de plástico. Por fim, coloque o copo onde quiser.
6 – Para limpar granito
O granito é uma super pedra encontrada principalmente em cozinhas. Para deixá-lo fresco e super cheiroso, você também pode usar óleo de peroba na limpeza.
Então é só limpar a pedra normalmente para retirar sujeira e graxa, depois aplicar o óleo de peroba em um pano macio e seco (ou flanela). Depois, coloque o pano sobre o granito em movimentos circulares e pronto, vai ficar incrível!
7 – Deixar a casa com aroma agradável
O principal produto dessa solução é o óleo de peroba, que é fácil de fazer e funciona com o que você tem em casa, tem até 48 horas de poder perfumador pois cria uma película protetora na superfície para o efeito durar. Saiba como preparar e aplicar:
- Coloque cerca de 50 ml de óleo de Peroba em um recipiente;
- Adicione a mesma proporção de amaciante de acordo com o cheiro que você gosta, 50ml (perfume mais concentrado);
- Misture até ficar mais uniforme;
- Use um pano ou flanela para aplicar a mistura em azulejos, pias e superfícies, mas evite vidros translúcidos para evitar embaçamento e manchas.
8 – Limpeza e fragrância do óleo de peroba
Em primeiro lugar, esta mistura de óleo de peroba na limpeza vai perfumar, higienizar e limpar a sua casa, mil e uma utilidades em um só produto, certo? Então, anote o que você precisa fazer:
- um borrifador (opcional);
- 120 ml de desinfetante;
- 60ml de óleo de peroba ou lustra móveis;
- 120 ml de álcool 40% ou 70%;
- 120ml de água;
- 3 colheres de detergente.
A priori, o aroma que fica em sua casa vai depender do aroma do produto que você compra, pode ser uma mistura tradicional de lavanda, limão e jasmim, sua escolha de pinho premium e tradicional.
Em seguida, pegue todos os ingredientes, misture em um balde e transfira todos os ingredientes para um borrifador.
Use um pano para colocar o produto em banheiros, cozinhas e armários, mas evite superfícies de madeira e pisos que já estejam muito lisos e escorregadios.
9 – Limpar vidros
Para limpar as janelas, comece com um pouco de limpa-vidros ou um produto de limpeza dissolvido em água. Use um pano bem macio, mesmo uma camisa de malha velha, para evitar arranhões e manchas.
Os caixilhos e cantos das janelas podem ser limpos com uma escova e, se estiverem sujos, também vale a pena esfregar com uma escova de dentes embebida em detergente.
Para fazer o material brilhar e protegê-lo da chuva e do sol, aplique um pouco de óleo de peroba na limpeza com flanela.