Aprenda a salvar a sua orquídea com estes truques simples!
Ganhar orquídea é sinônimo de pureza e bom gosto. Mas, normalmente elas chegam lindas e floridas e perdem sua elegância em poucos dias. Então, evite isso com estes truques simples de como salvar a sua orquídea, que nós, do blog News Cotidiano, preparamos para você.
Leia também: Como cuidar de violetas dentro de casa? Descubra os segredos para encher de flores
Aprenda a salvar a sua orquídea
As orquídeas são plantas imponentes. Possuem um caule robusto que se contrapõe às flores delicadas de diversas cores e formas.
De fato são excelentes itens decorativos. Porém, muitas pessoas acabam deixando-as de lado por acharem que os cuidados são desafiadores.
Por isso que hoje separamos alguns truques simples e dicas de como cuidar de uma orquídea para que você aprenda a salvar e manter sua planta linda e florida.
Como cuidar de uma orquídea: o local
Sempre que falamos de local para qualquer planta, precisamos entender como é o habitat natural delas.
Então, no caso da orquídea, ela é encontrada em pântanos e florestas, normalmente agarrada em troncos de árvores.
Ou seja, não gosta de vento, nem muita água e muito menos sol direto.
Assim, o melhor local para mantê-la saudável é na sua lavanderia. Porque normalmente é ali que não pega vento nem tem sol direto.
Mas se você tiver outro cômodo com condições parecidas, pode colocá-la que vai dar certo!
Em relação ao vaso, escolha vasos de argila, barro ou cachepôs, com suportes que possuam furos e espaço suficiente para circulação de ar e retenção certa da água.
Além disso, escolha um lugar pro vaso em que a sua orquídea fique completamente estável.
As regas
Nunca deixe acumular água, ou seja, nada de encharcar a sua planta! Portanto, uma rega por semana é o ideal.
Por outro lado, se você mora em um lugar muito quente, coloque 2 pedrinhas de gelo e deixe que a planta vá absorvendo aos pouquinhos essa água fresca.
A iluminação para a orquídea
Folhas escuras demais significam que a sua orquídea precisa de mais luz. E no caso de folha queimada, tire urgentemente do local, que é luz demais pra ela.
As orquídeas gostam de luz sim, mas nunca sol direto.
Lembre-se, elas ficam nos troncos das árvores. Assim, o local precisa ser bem iluminado, principalmente de manhã, mas sem raios solares diretos.
A adubação de uma orquídea
Quanto à adubação, escolha adubos feitos especialmente pras orquídeas nas floriculturas.
E não esqueça de sempre fazer uma manutenção na sua planta, fazendo a poda das folhas secas e flores murchas.
O que fazer se a orquídea adoecer?
Agora, vamos supor que a sua orquídea adoeceu. Por exemplo, está com folhas queimadas e ataques de fungos.
Em primeiro lugar, verifique se o rizoma – parte entre o caule de onde saem as folhas e as raízes – está verde. Se estiver, a planta ainda está viva. Se não, não tem como salvar.
Em segundo lugar, separe uma tesoura e corte todas as folhas que estão bem danificadas, queimadas e manchadas de fungos. Isto é, não precisa tirar tudo, só o que está mais estragado.
Depois das podas, pegue canela em pó e passe nos cortes pra cicatrização.
Além disso, faça esse mesmo processo para as raízes.
Depois dessa limpeza, escolha um vaso que não seja muito grande, porque orquídea não gosta de vaso grande. Também, cuide para não pegar um vaso pequeno demais, para as raízes não ficarem apertadas.
Então, pegue um suporte para fixar a orquídea dentro do vaso, ela precisa ficar sem movimento e bem amparada. Você pode encontrar isso na floricultura.
Após ajeitar a orquídea e suas raízes no vaso, pegue um tanto de carvão vegetal e vá encaixando no vaso, entre as raízes, com cuidado, sem colocar demais para não abafar, ou colocar de menos de modo que não preencha.
O carvão vai ajudar no crescimento.
No caso dos fungos, misture água e leite integral em partes iguais e coloque no vaso 2 vezes na semana por aproximadamente 1 mês.
Por fim, é só ter paciência e seguir com os cuidados mencionados nesse post para ver sua orquídea linda e florida.
Veja mais: Posso deixar lavanda no banheiro? Descubra se dá certo ou não