Como fazer um repelente caseiro? Veja 10 receitas baratas e úteis
Na ausência de sprays ou repelentes eletrônicos, saber como fazer um repelente caseiro também pode funcionar. Sendo assim, o News Cotidiano preparou este artigo com várias receitas fáceis de replicar. Além de poder manusear os itens que você encontra em sua casa, eles não colocam poluentes no ar nem prejudicam sua família.
Saiba como fazer um repelente caseiro
Produzir o que você consome é uma atitude sustentável que ajuda o meio ambiente além de ser econômica e proteger sua saúde de substâncias questionáveis.
Além disso, repelentes de insetos e loções inseticidas podem vir em garrafas plásticas ou aerossóis. Por fim, quando esgotadas, as embalagens permanecem no meio ambiente.
Repelente de cravo
A primeira receita de como fazer um repelente caseiro que vamos ensinar é com cravo, pois ele é rico em eugenol, um óleo com propriedades inseticidas, que repele mosquitos, moscas e formigas. Então, para fazer esta receita você vai precisar de:
- 500ml de álcool de cereais;
- 10g de cravo;
- 100ml de óleo mineral.
Como preparar
Mantenha álcool e cravo em garrafas escuras com tampa por 4 dias. Mexa a mistura 2 vezes ao dia (manhã e noite). Então, após 4 dias, é hora de coar a mistura e adicionar o óleo mineral. Coloque sua mistura repelente caseira em um borrifador e aplique no corpo.
Dica especial: Além de afastar os mosquitos, este repelente caseiro é perfeito para afastar as formigas.
Aplique repelente em uma superfície que costuma ter muitas formigas e elas vão parar de andar! Esta fórmula repelente caseira é gratuita para grávidas e crianças com mais de 3 anos.
Repelente caseiro de eucalipto
Se você quer um bom repelente caseiro, esta receita de como fazer um repelente caseiro é perfeita para você. É até bom para repelir carrapatos. Veja como é fácil fazer:
- 1 gota de óleo de eucalipto;
- 3 a 4 xícaras de óleo de amêndoa;
- 1/4 xícara de água.
Misture os ingredientes e coloque em um borrifador. Em seguida, borrife na pele a cada 6 horas. Esta receita também pode ser usada para grávidas e crianças com mais de 3 anos.
Difusor de capim-limão
Para esta outra receita de como fazer um repelente caseiro, será necessário:
- 1 maço de capim-limão fresco;
- 1 litro de álcool 70%;
- 1 garrafa;
- Vara de churrasco;
- papel alumínio;
- 1 tigela de vidro.
Como preparar
Corte o capim-limão em fatias, coloque em uma tigela, adicione álcool e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por uma semana, mexendo diariamente. Em seguida, despeje a solução no frasco e coloque o palito de grelha.
Além de perfumar a casa, a solução também repele mosquitos. Temos mais dicas sobre como se livrar dos mosquitos.
Dispersante de óleo de amêndoa
Já para esta outra forma de como fazer um repelente caseiro, será preciso:
- 1/2 xícara de óleo de amêndoas;
- 15 gotas de óleo essencial de gerânio;
- 15 gotas de óleo essencial de manjericão;
- 1 frasco de spray.
Como fazer
Misture todos os ingredientes no frasco, agite e aplique na pele se necessário.
Desparasitação com ervas
Para esta receita de como fazer um repelente caseiro, separe os seguintes ingredientes:
- 200ml de água fervente;
- 3 a 4 colheres de sopa de erva de sua preferência (recomenda-se hortelã, mas também pode ser usada ou misturada com capim-limão ou lavanda);
- 1 xícara de álcool;
- 1 tigela de vidro;
- papel alumínio;
- coador;
- 1 borrifador.
Passo a passo
Misture bem a água fervente com as ervas selecionadas e cubra com papel alumínio. Assim, após esfriar, use uma peneira para retirar a baunilha, adicione o álcool e misture bem. Por fim, coloque a solução em um borrifador e guarde na geladeira quando não estiver em uso.
Com vinagre
O vinagre contém uma variedade de ativos que ajudam a remover manchas, pode ser usado como ingrediente em produtos de limpeza caseiros e também é eficaz contra mosquitos que causam dengue, zika e chikungunya.
No entanto, este repelente caseiro é para o seu ambiente, por isso não deve ser aplicado diretamente na pele. Para isso você vai precisar de:
- ½ xícara de vinagre;
- ½ xícara de água;
- 1 borrifador.
Passo a passo
Misture os dois ingredientes em um borrifador e agite bem. Pronto para uso, pulverize a solução em locais-chave onde os insetos entram.
Como fazer seu próprio repelente de insetos com óleo de lavanda
Repelentes de insetos com óleo de lavanda são ótimos para bebês por causa de suas propriedades calmantes e relaxantes, além de seu cheiro maravilhoso. A receita é simples, você só precisa de:
- 1 colher de óleo de lavanda;
- 150 ml de creme hidratante;
- 1 recipiente.
Como preparar
Misture bem os dois ingredientes e coloque em um recipiente. As inscrições podem ser feitas a cada três horas.
Repelentes de insetos para crianças e bebês contendo óleos essenciais
A lavanda ou também conhecida como alfazema, tem um aroma repelente e repelente de mosquitos e é usada tanto como repelente de insetos quanto para aliviar a coceira ou a dor das picadas de insetos.
Inclusive, você pode misturar o óleo com hidratante de bebê pode ser usado em crianças e bebês com mais de dois meses de idade.
Para preparar e usar
Coloque 1 colher de óleo essencial de lavanda em 150 ml de hidratante infantil. Misture bem e aplique a cada 3 horas em todas as áreas expostas do corpo da criança ou do bebê.
Além disso, para aumentar a eficácia do repelente, acenda uma vela de citronela igualmente natural em tantos cômodos quanto possível dentro de casa.
Feche as janelas ao entardecer
Os mosquitos são noturnos, portanto, especialmente no verão, feche as janelas por volta das 17h para evitar que eles entrem e passem a noite.
Aliás, também é uma boa ideia instalar telas nas janelas para manter os insetos afastados sem afetar o meio ambiente.
Use um ventilador
Por fim, em altas temperaturas, manter o ventilador ligado ajudará a manter pernilongos e mosquitos afastados, além de resfriar. Portanto, eles normalmente não podem voar contra a corrente. Sendo assim, agora você já descobriu diversos métodos de como fazer um repelente caseiro e maneiras de evitar que os insetos entrem em sua casa.